quinta-feira, 17 de junho de 2010

A lentilha de Esaú e Jacó




A primeira vez que ouvi falar de lentilha foi durante a escolinha bíblica da igreja, quando ainda era uma criança. Naquela época, eu não tinha ideia do que era lentilha, mas pensava que deveria ser, no mínimo, uma comida deliciosa, afinal, foi por ela que Esaú deu a Jacó a bênção da primogenitura.

Depois que decidi ingerir proteínas vegetais em vez de carne, frango e associados, descobri na lentilha uma grande amiga. Ela é rica em proteína, ferro, fonte de fibras solúveis (diminuem a absorção do colesterol, cooperam para o bom funcionamento do intestino e aceleram a absorção de nutrientes) e livre de gordura ruim. Em 100g do alimento, há apenas 106 calorias. Uma beleza.

Hoje resolvi prepará-la para o almoço usando o que tinha em casa. A receitinha ficou deliciosa e super leve e foi intitulada em lembrança à minha primeira referência de lentilha, que me fez acreditar que só algo muito delicioso faria alguém trocar a preciosa bênção da primogenitura - mesmo morrendo de fome!

Lentilha de Esaú e Jacó

1/2 xícara de lentilha (suficiente para 2 pessoas)
1/2 cebola média
1 tomate médio ou grande
3 dentes de alho
2 batatas pequenas
Raminhos de cheiro-verde e cebolinha (ou o tempero que você preferir)
Sal a gosto
água para cozinhar


Ponha a lentilha para ferver com 2 xícaras de água por mais ou menos 8 min.



Pique o alho, a cebola, o tomate e a batata em pedaços bem pequenos (detalhe pra minha faca MARAVILHOSA. Tô pensando em considerá-la item indispensável na vida e levar até pra viajar, já que eu sempre cozinho na casa dos outros... que acham?).


Em uma panela separada, refogue o alho e a cebola em um pouco de óleo (mais ou menos 2 colheres de sopa, pra quem precisa das medidas) e mexa até a cebola começar a ficar transparente. Junte o tomate e deixe refogar mais um pouco para que ele "derreta". Depois junte a cebola e a lentilha que você ferveu. Coloque mais uma xícara e meia de água, os temperos picadinhos (caso sejam frescos) e o sal. Deixe cozinhar por uns 10 minutos. Repare que é muito importante cortar a batata em pedacinhos pequenos, ou ela vai demorar muito pra cozinhar e a lentilha pode começar a se desmanchar...


Pode servir a lentilha com um bom arroz integral. Eu tostei uma fatia de pão integral com aveia pra acompanhar. Cozinhar lentilha e ainda fazer arroz só pra mim não me parecia uma ideia muito atraente... o pãozinho fez bem o papel de carboidrato da refeição.

Espero que façam em casa e gostem! Realmente, ficou suuuuper boa!

3 comentários:

  1. Amiiiiiiga, que lindo seu blog culinário!!! Ai, tô tão emocionada!!! hihihi... Já tô vendo vc virando uma chefe famosa, hihihi... Tá demais, hein?! Super chick!! :D Obrigada por ser em minha homenagem!! I relly appreciate that!! ;D
    Super bjoooo!!

    P.S.: Perdão pela demora em ler...

    ResponderExcluir
  2. Essa postura pode render um programa em alguma revista eletrõnica.Gostei da relação lentinha com seus principios Cristãos.
    kesita amamos vc fik na paz
    Abraço
    Kley, Lu e baby

    ResponderExcluir
  3. kéééé gosto muito de lentilha, ô raiva que eu tenho do povo que acha que é comida de ano novo ¬¬ essa com certeza testarei em breve!

    ResponderExcluir