sábado, 1 de janeiro de 2011

Sementes de abóbora

Esses dias fui ao supermercado e, inevitavelmente, aproveitei a promoção da abóbora por 99 centavos o quilo. Chegando em casa, comecei a pensar o que fazer com a abóbora (amo uma receitinha!), já que não é algo que eu como frequentemente... E essa história de legume refogado não me atrai muito. Eu até gosto, mas acho que é sem graça, sem diversão. E infelizmente, esse é o rumo mais certeiro da pobre moranga em várias casas.

Ultimamente, tenho tentado aproveitar cascas (depois conto a tragédia que foi tentar fazer a farinha de casca de maracujá) e sementes, numa tentativa verde de reduzir o desperdício. Então, depois de ter decidido que o prato com as abóboras seria um suflé, resolvi tostar as sementinhas. Infelizmente, não tirei fotos, mas peguei uma emprestada no Google Images pra mostrar como fica (essas ficaram super parecidas com as minhas):

O processo é suuuper simples e rápido e elas formam um lanchinho muito gostoso. Dá pra servir como aperitivo, colocar na salada, comer pura entre as refeições... bem versátil, não? Ah, e se o azeite for do bom, dá um gosto mais especial ainda. Vale super a pena tentar fazer em casa... e pelo preço que paguei na abóbora, se ela tivesse toda estragada e eu só aproveitasse as sementes, já teria valido. O pacotinho das sementes tostadas e salgadas no supermercado são "los ojos de la cara"... Muito caros!!

 Vamos ao que interessa, né? A receita!!

Ingredientes:
Sementes de abóbora
Azeite
Sal

Modo de fazer:
- Retire as sementes da abóbora
- Coloque em uma peneira e lave bem, até retirar todos os resquícios de abóbora... É bom não deixar nenhum laranjinha... 
- Deixe escorrer e seque as sementes (pode ser com papel toalha, nos EUA, ou pano de prato limpo, no nosso caso, já que o papel toalha daqui só PENSA que absorve)
- Coloque as sementes em uma tigelinha e jogue um pouco de azeite e sal... (eu não gosto muito salgada e, com certeza, sua pressão arterial agradece se você maneirar no sal...)
- Forre uma forma com papel alumínio e espalhe as sementes
- Deixe-as em fogo baixo por uns 10 minutos ou até ficarem tostadinhas. Mas o fogo tem que ser baiiixo mesmo ou elas queimam fácil. Pra quem tem forninho, 140 graus é uma temperatura boa. Eu coloquei as minhas no forno ainda quente depois que tirei o suflê, deixei uns minutinhos nos 180 graus e logo desliguei. Aí, deixei as sementes no forno até ele esfriar... (mais econômico e green, né?)

Ah, e é bom dizer que a ideia de comer as sementes veio da nutricionista. Elas são riquíssimas em vitamina E e A. Bom pro coração, pra pressão, pros olhos, pro cabelo e pra pele... Quer mais ou tá bom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário